Mandioca cremosa

Desde a faculdade eu tenho uma grande obsessão por blogs de comida, sigo várias pessoas de várias partes do mundo, Tastespotting  e Pinterest são meus melhores amigos rs. Meu facebook é composto por três coisas e aos montes: coisas sobre casamentos, bichos e comida e meu instagram a mesma coisa. Se eu falar que minhas redes sociais é pra manter contato e ver o que meus amigos estão postando é mentira rs.

Nessas minhas redes um belo dia vi um dos blogs que eu adoro  postar essa mandioca cremosa e eu resolvi fazer com uma pequena mudança já que não posso comer manteiga, acabei substituindo por azeite. Façam essa receita e tenham sempre no freezer, é ótimo!

IMG_5272-001

Essa é uma receita adaptada daqui ó Jantinha de hoje

Mandioca cremosa:

Ingredientes:

  • 1kg de mandioca
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal a gosto
  • Óleo suficiente para fritar

Modo de preparo:

  • Leve as mandiocas cortadas ao fogo na panela de pressão e após começar a soltar a pressão conte meia hora e desligue ou até estarem cozidas.
  • Escorra as mandiocas e amasse com garfo (não tente passar pelo espremedor de batata, eu tentei uma vez e ele quebrou rs… Então firma no garfo e vai, se ela estiver bem cozida como a minha ficou, você não terá muitos problemas. Procure não deixar grumos para que ela fique bem cremosa ta?
  • Adicione sal e o azeite e misture bem.
  • Pegue uma assadeira pequena e forre com filme plastico e espalhe a mandioca. Ela deve ficar com um dedo ou dois de altura, não menos que isso e nem mais. Menos ela ficará muito fininha e o meio não aparece como deve e muito alto você terá problemas para fritar. Então escolha bem onde irá colocar.
  • Depois de 30 minutos de freezer, passe a faca para fazer os quadradinhos, imagine que depois de congelado completamente você não irá conseguir fazer isso e ele se tornará um grande bloco, fazer o corte nesse momento é importante.
  • Retorne ao freezer até congelar completamente
  • Quando você for fritar, escolha uma panela que comporte óleo suficiente para cobrir a mandioca e o suficiente para fritar 3 por vez. Não queira fritar mais do que isso, pois você irá frita-las congelado, quando você coloca mais que 3 unidades você baixa muito a temperatura do óleo, não gera um resultado muito bom.
  • Dica importante: o óleo precisa realmente estar bem quente, quando ele não está ele cria bolhas nos quadradinhos no da Jantinha de hoje acontece e nos meus também aconteceram, então pode ser que a primeira leva fique com uma aparência meio feinha rs…
  • Agora é só comer!

Espero que tenham gostado e caso vocês façam envie suas fotos pra que a gente veja como ficou!

Até a próxima!

Vanessa

Deixe um comentário

