Esfiha fechada

Essa massa em especial pra ficar bem macia pede um recheio mais úmido, caso contrario ela fica bem sequinha, mas vale a pena fazer, fica extremamente macia e fofinha.

DSC_0008-001

Massa de esfiha fechada:

  • 1 1/2 de água morna
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 sachê de fermento para pão
  • 1/2 kg de farinha de trigo

Modo de preparo:

  • Ativar o fermento:  água morna  juntamente com o fermento abafado por 15 minutos.
  • Na máquina de pão: coloque o óleo, sal, açúcar, a farinha e o fermento e escolha a opção de amassar. Pode deixar crescer dentro da máquina que cabe ou após o termino do ciclo de amassar retire de lá e coloque em uma tigela grande e deixe no forno (desligado) por 1 hora.
  • Na mão é a mesma ordem, mas é necessario sovar a massa por 15 minutos na mão e colocar para crescer da mesma forma.
  • Depois de crescer divida a massa em parte iguais para poder modelar as esfihas, fazendo isso você deixa elas em tamanhos mais uniformes e assa por igual.

Recheio de carne:

  • 300 gr de carne moida
  • Suco de 1/2 limão
  • Sal e pimenta do reino
  • 1 tomate

Modo de preparo:

  • Misture todos os ingredientes e recheie as esfihas.
  • Lembre-se de não por muito ou você não conseguira fechar a esfiha.
  • Procure não abrir muito a massa ou ela também não irá suportar e irá ou abrir ou estourar no forno.

Sugestões:

DSC_0006-001

  • Eu fiz outro recheio de zaatar, que é um tempero tipico do oriente médio. É uma mistura de especiarias bem gostoso. Eu usei 1 colher de zaatar, umas gotas de limão, uma pitadinha de sal 2 colheres de azeite. Misturei e passei na massa e fechei, ele fica mais sequinho, pois o recheio não é tão úmido, mas eu gosto bastante do sabor.
  • Pra acompanhar fiz um molho de hortelã: um dente de alho, azeite, uma pitada de sal e meio macinho de hortelã. Eu bati levemente no mixer deixando bastante pedacinhos inteiros da folha e coloquei em um vidrinho na geladeira e completei com azeite.

 

DSC_0010-001DSC_0004-001

Fim da APLV – Inicio da Intolerância

Para saber todo o acompanhamento segue o link: APLV / Intolerância a Lactose 

Como havia dito anteriormente eu precisava fazer o teste e comprovar a intolerância e passando com o gastro, pra resumir não foi necessário (de acordo com o médico), já que os sintomas são muito claros e confirmados pela presença da lactase nos alimentos ingeridos. Pra se ter uma ideia de como eu fico, em duas horas (após ingerir o alimento) eu sinto ficar estufada, o abdômen doi tanto a ponto de não suportar o elástico da roupa e muito gases. Depois de 3 horas após ingerir o alimento diarreia e esse quadro segue durante 3 dias aproximadamente até sumir completamente.

A recomendação médica é corte absolutamente tudo como já havia feito e se quiser introduza produtos zero lactose. Eu venho tentando sim introduzir produtos zero lactose e veganos industrializados, mas além de ser MUITO caros e as vezes difíceis de serem encontrados, o sabor deixa a desejar em muita coisa. Eventualmente acabo fazendo uso, principalmente do queijo (compro da marca LacFree que tenho encontrado no Mundo Verde e Horti da minha região) o requeijão deles é bem gostoso e esse não deixa a desejar em nada. Mas ainda bato na tecla de o seguro morreu de velho sabe? Optar ainda por produtos zero lactose aumenta sim a qualidade de vida, você passa a ter opções, mas vai pesar bastante no final do orçamento familiar de alimentos.

Implorei por uma opção ao médico como remédio visto que pretendo me casar logo, não gostaria de correr o risco de ingerir algo que eu não possa nas degustações, ou mesmo poder comer meu bolo de casamento tranquilamente e ele me passou o Lactase.

Eu comprei o lactase manipulado e fiz uma longa pesquisa onde eu pude, mas são muitas informações e todas completamente diferentes. Todas diziam que o lactase manipulado era necessário ficar refrigerado e no entanto o que eu comprei, pra minha surpresa não precisava. Li em vários lugares que era necessário toma-lo assim que fosse iniciar a ingestão de produtos com lactose e esse precisa ser 30 minutos antes.

Ninguém e em nenhum lugar consegue te dizer quanto tempo tenho para ingerir os alimentos, nem quantos comprimidos, nem quanto posso ingerir e as informações são desencontradas levando em consideração que ele nem é considerado remédio e sim suplemento e na farmácia comum só existe o Lactosil em pó que é uma especie de pó para preparação de alimentos. Mesmo o médico não soube me informar muito bem a respeito dele, apenas que eu fosse testando. Difícil né?

Ontem fiz o primeiro teste, tomei um comprimido que é de 400mg, esperei os 30 minutos e comi meio coelho de chocolate ao leite da Lacta que possui 90g e eu comi cerca de 45g (sim, forcei pra saber até onde eu poderia ir) não tive muitos problemas, apenas um leve inchaço que se estende até o momento, mas suportável. Quer dizer, não foi completamente suficiente pra essa quantidade.

Não me iludo me apoiando no remédio que irei poder voltar a comer tudo o que eu quiser, na quantidade que eu quiser em qualquer momento, mas quero poder ter uma opção pro próprio casamento e para sair para jantar fora, sem ter que ficar imaginando se há manteiga, ou contaminação cruzada e voltar pra casa morrendo de dor. Busco uma segurança para quando eu estiver fora de casa que mesmo que minha escolha seja de algo que aparentemente não vá me fazer mal eu realmente possa comer tranquila e em paz, porque é o que acontece praticamente 80% das vezes que comemos fora, mesmo um garçom confirmando que não há, mesmo que o cardápio te indique que não, mesmo que a atendente te diga que é zero lactose, há compartilhamento de máquinas por onde seu alimento passou (sorvete e chocolate por exemplo) há as empresas que dizem que é zero lactose quando na verdade é 99% sem lactose. Eu quero poder sair e não ter que me preocupar neuroticamente.

Pois em casa, como vocês podem ver no blog eu vivo tranquilamente. Não me arrisco em casa e nem sinto essa necessidade louca todos os dias de comer algo que possua o que eu não posso, mas confesso que sair de casa se tornou difícil, sou humana e tenho vontade de comer o que eu comia, ou do que as pessoas estão comendo, tudo o que eu busco é melhorar a qualidade de vida e não me sentir tão excluída junto aos outros.

Irei continuar a testar mais algumas vezes o lactase e irei contando das minhas experiencias a vocês.

Att,

Vanessa